CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA


Observe no fragmento abaixo os objetos de conhecimento que deverão ser trabalhados dentro da unidade temática "Natureza, ambientes e qualidade de vida" - visando o desenvolvimento de habilidades em crianças do 3º ano, na área de Geografia.   (BNCC, 2017 p 374 e 375).   Com base nas informações do quadro assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas. (  ) O objeto de conhecimento  Produção, circulação e consumo, ao ser trabalhado pelo professor, deverá desafiar os alunos de 8 anos a desenvolver  (dentre várias) a habilidade de relacionar a produção  excessiva de lixo doméstico e os meios inadequados de descarte aos problemas causados pelas inundações; (   ) A roda de conversa é uma atividade importante para o desenvolvimento de habilidades nos alunos do terceiro ano. Ao discutir em roda, os impactos das atividades humanas nas questões ambientais, eles começam a se sentir envolvidos na busca de soluções para esses problemas;   (    ) A roda de conversa  não é uma atividade adequada para o desenvolvimento dos alunos, o excesso de conversa, geralmente toma rumos indesejados, traz indisciplina, os alunos perdem o foco e não conseguem discutir os impactos das atividades humanas nas questões ambientais; (    ) A unidade temática Natureza, ambientes e qualidade de vida é muito interessante  e aborda o que as crianças gostam: a natureza com toda a sua beleza. Pode ser trabalhada em uma aula dupla, desde que ela seja lúdica e contenha passeios para observar e interagir com a natureza; (    ) A unidade temática Natureza, ambientes e qualidade de vida é muito ampla e deve ser trabalhada ao longo do ano, de forma interdisciplinar,  com estudos e pesquisas dentro de projetos que contemplem a reciclagem de lixo e o uso consciente da água, por exemplo;     A sequência correta é:

V, V, V, V, F;
V, F, F, F, F;
V, F, F, V. V;   
 V, V, V, F, F;  
V, V, F, F, V;         
Quando a criança engatinha no quintal ou brinca no parque, ela está construindo suas primeiras noções de espaço: ao lado, perto, longe, dentro, fora, em cima e embaixo. "Esse é um espaço prático, construído por meio dos sentidos e de seus próprios deslocamentos. Nessa fase é preciso dar possibilidade para que a criança explore e ocupe o espaço com o próprio corpo. Por isso ela precisa engatinhar, rastejar, subir, descer, ir a um lugar à sua frente, voltar etc."  (BORGES, 2018 p. 24).   Essas noções referem-se ao espaço:

Espaço intuitivo;
Espaço psicomotor;
Espaço representativo;
Espaço perceptivo ou espaço da ação;
Espaço operatório;
As relações espaciais euclidianas são relativas a Euclides, geômetra da Grécia antiga que viveu no séc. III A.C. Elas são dominadas pela criança com o tempo, depois de exercitar bastante situações de medidas com palmos, passos, metros e outros.  Nessa perspectiva, avalie as afirmativas abaixo e depois assinale a sequência correta: I. As relações euclidianas acontecem quando a criança já é capaz de localizar os objetos ou pessoas, utilizando um sistema de referência fixo, utilizando medidas de distância, área e equivalência entre as figuras compreendendo a equivalência entre o real e a representação; II. As relações euclidianas permitem a criança compreender as direções dos pontos cardeais; III. As relações euclidianas  permitem à criança situar-se ou situar objetos em relação ao  Norte, Sul, Leste e Oeste; IV. As relações euclidianas  permitem à criança compreender as dimensões: em cima, embaixo, na frente, atrás, dentro e fora;  A sequência correta é:

I e II apenas;
I, II, III apenas;
I, II, III e IV.
II e III apenas;
III e IV apenas;
Um recém-nascido, como você já teve a oportunidade de ver nos seus estudos e por meio de sua experiência, não faz a diferenciação entre o seu ego e o mundo exterior.  A socialização da criança “consiste na construção do universo objetivo a partir da vitória sobre o _________________________.” (Piaget 1971). Nesse contexto, da socialização da criança, assinale abaixo, a única alternativa que completa a lacuna.

Egocentrismo;
Centrismo.
Antropocentrismo;
Teocentrismo;
Egoísmo;
Sobre a socialização da criança e a superação do egocentrismo, precisamos compreender que a criança, aos poucos vai se adaptando e compreendendo as regras do mundo adulto. Nessa perspectiva, é correto afirmar que: I. Um recém-nascido, por exemplo, não consegue compreender a diferença entre si mesmo, seu ego e o mundo exterior; II. A criança, aos poucos, passa a entender que faz parte de um grande universo e começa a construir seu comportamento social; III. A linguagem possibilita ao indivíduo reconstituir o passado e falar do futuro, além de, através dela, ter acesso a uma variedade de conhecimentos; IV. A criança, por volta dos sete anos, começa a se libertar do seu egocentrismo social e intelectual; V. A criança, a partir dos oito anos, compreenderá automaticamente como se relacionar com o mundo exterior; É correto apenas o que se afirma em  

IV e V.
III e IV.
I, II e III.
II e V.
I, II, III e IV.

Nos estudos sobre atividades práticas envolvendo outras áreas do conhecimento, vimos que: "quando adotamos uma postura metodológica interdisciplinar, deixamos de ver o ensino da Geografia como apenas uma descrição de elementos do espaço" (CHAVES, 2018 p. 63). Nesse sentido, é importante oportunizarmos às crianças:

I A construção de determinados conceitos de tempo, espaço, grupo social e relações sociais, pois a partir dessa construção a criança entenderá a sua inserção no mundo;

II Alguns exercícios gráficos que ajudarão as crianças  com respeito a localização e vizinhança;

III Situações que lhes possibilitam descobrir a dimensão temporal e espacial dos fenômenos, pois sabemos que esses são resultantes da relação sociedade/natureza e, assim, elas entenderão melhor a sua própria vivência nesse mundo;

IV Atividades de memorização. Nessa perspectiva pedagógica, os conteúdos da Geografia, precisam ser decorados porque nos próximos anos terão continuidade.

A sequência correta é:


Somente II, III e IV.


Somente I, II, e III.


Somente I, II, e IV.


Somente  I.


Somente  I e III.

Quando as crianças conhecem bem o seu espaço de vivência, “apresentam maiores chances de ler e compreender o mundo mais amplo” (CHAVES. 2018 p. 73).  Esse é o propósito principal desse estudo: que o professor dos anos iniciais conheça os procedimentos metodológicos que podem ser adotados na sala de aula para que as crianças compreendam o seu espaço próximo, para relacioná-lo com o distante. Nessa perspectiva, julgue as afirmativas abaixo e depois assinale a sequência correta.

I. As atividades diárias (rodas de conversa, análise de notícias mundiais e discussão de temas sociais), devem desafiar os alunos à compreensão da complexidade das relações que provocam as transformações no mundo;

 II. O professor deve propiciar às crianças estratégias para que elas através da leitura do mundo ao seu redor, saibam se localizar,  se situar e compreender o mundo;

 III. O trabalho com o livro didático é fundamental para as crianças dos anos iniciais, ele se apresenta completo, trazendo todas as informações e exercícios que as crianças necessitam para compreender o espaço próximo e o distante.

A sequência correta é:


III apenas;


II e III apenas;


I e III apenas;


I e II apenas.


I, II e III;

Progressivamente a criança vai compreendendo as regras do mundo adulto.  Com o tempo já não é mais necessário que o adulto a obrigue a cumprir regras, porque nessa fase já é capaz de entender o significado das mesmas e respeitá-las, ou então, assumir o risco de desobedecê-las, sem procurar ocultar o que fez. Nessa fase, as relações com o outro são de respeito mútuo e de aceitação dos diferentes pontos de vista. Nesse contexto a criança encontra-se na fase da:

Assinale a única expressão verdadeira


heteronomia;


heterotrofia;


antinomia;


anomia;


autonomia;

Analise a citação abaixo e depois assinale a alternativa correta sobre a postura do professor e o planejamento de aulas.

[...] Existe uma riqueza de possibilidades que, se utilizada, poderá transformar o estudo da História, tornando-o mais rico e significativo para a criança: ela poderá construir sua identidade individual e social e, compreendendo melhor o conceito de tempo, perceber-se como parte importante na construção da sua própria história. Você como professor(a), também faz escolhas de conteúdos que você julga serem mais importantes e de metodologias que auxiliem seus alunos a compreender o valor dos estudos históricos na construção de uma concepção crítica da vida em sociedade. (BORGES, 2018 p. 91).


 Fazer brincadeiras e assistir muitos filmes;


Integrar tecnologias com os livros didáticos;


 Desafiar a criança e apontar caminhos;


 Trabalhar com questionários e exercícios xerocados;


 Estudar a disciplina de História somente em livros didáticos;

Leia a citação a seguir e depois assinale a afirmativa correta:  “É importante que as crianças conheçam o calendário usado por sua cultura para que possam compartilhar as mesmas referências que localizam os acontecimentos no presente, no passado e no futuro” (BORGES, 2018 p. 113). A citação acima se refere ao conceito de tempo:

Assinale a alternativa correta:


Social


Operatório


Histórico


Físico 


Cronológico

Páginas: 12345678910